quarta-feira, 29 de junho de 2016

Capítulo 13

Os dois homens estiveram no emaranhado de galhos deitado na neve. Erak mordeu os lábios, depois voltou a parar.
— Bem, até agora, você está certo — disse ele. — O mendigo escapou logo que Olak fingiu adormecer no dever de guarda. — Olhou para os lados para o escandinavo grande que tinha sido designado para o turno passado. — Você fingiu adormecer, não é? — Acrescentou, com um toque de sarcasmo.
O guerreiro sorriu com facilidade para ele.
— Eu estava maravilhoso, jarl Erak disse ele. Você nunca viu uma representação fiel de um homem dormindo. Eu deveria ter sido um ator.
Erak grunhiu de ceticismo.
— E agora? — perguntou ele para Halt.
 Agora, eu vou segui-lo enquanto ele me leva ao corpo principal dos Temujai — o arqueiro disse. — Como vimos na noite passada.
 Estive pensando sobre isso — respondeu Erak. — E decidi que vamos fazer uma mudança. Eu vou com você.
Halt estava andando em direção ao local onde os cavalos foram amarrados. Ele parou e virou-se para enfrentar o líder escandinavo, um olhar determinado em seu rosto.
— Nós discutimos isso na noite passada. Concordamos que seria mais rápido e menos perceptível se eu fosse sozinho.
 Não. Nós não concordamos com isso. Está decidido que... — Erak se corrigiu. — E mesmo que você esteja certo, só vai ter que se contentar por ser mais lento e mais ruidoso, e dar subsídios para o fato.
Halt desdenhou no ar para iniciar um protesto, mas Erak o antecipou.
 Seja razoável — disse ele. — Concordamos que as circunstâncias fazem-nos aliados temporários.
 É por isso que você vai manter meus três companheiros aqui como reféns — Halt falou com sarcasmo, e Erak simplesmente deu de ombros.
 Claro. Eles são a minha garantia de que você vai voltar. Mas ponha-se no meu lugar. Se houver um exército Temujai lá fora em algum lugar, não quero ter um relatório de segunda para o Oberjarl. Eu quero vê-lo por mim mesmo. Então vou com você. Posso precisar que você acompanhe o prisioneiro, mas posso fazer o meu próprio olhar.
Ele fez uma pausa, esperando para ver a reação de Halt. O arqueiro não disse nada, então Erak continuou:
 Afinal, os reféns podem assegurar que você volta. Mas eles não são nenhuma garantia de que você vai me dar um relatório preciso, ou mesmo um honesto.
Halt parecia pesar a declaração por alguns segundos. Então ele viu uma possível vantagem.
 Tudo bem — ele concordou. — Mas se você está vindo comigo, não há necessidade de manter os meus companheiros como reféns para garantir meu retorno. Deixe-os ir para o outro lado da fronteira, enquanto você e eu vamos encontrar o Temujai.
Erak lhe sorriu e balançou a cabeça lentamente.
— Eu não penso assim — respondeu ele. — Gostaria de pensar que posso confiar em você, mas não há realmente nenhuma razão para isso, não é? Se você sabe que os meus homens estão segurando seus amigos, poderia torná-lo menos provável acertar uma dessas facas em mim no minuto que nós estivermos fora da vista sobre o monte lá.
Halt estendeu as mãos em um gesto inocente.
— Você acha mesmo que um baixinho como eu poderia tirar o melhor de um grande lobo do mar, pesadão como você?
Erak sorriu tristemente para ele.
— Nem por um momento — disse ele. — Mas desta maneira eu vou poder dormir a noite e virar as costas para você, sem me preocupar.
 Muito bem — Halt concordou. — Agora, podemos começar indo embora enquanto as pegadas ainda estão frescas, ou prefere argumentar até que a neve derreta?
Erak encolheu os ombros.
— Você é o único que está nos fazendo discutir — disse ele.
— Vamos.


Halt olhou por cima do ombro para Abelard definir seus cascos de forma mais segura contra a encosta íngreme. Atrás dele, Erak balançava inseguro sobre o dorso do cavalo Temujai. O prisioneiro tinha feito a sua fuga a pé, e Halt havia decidido que o pequeno pônei seria melhor para Erak montar do que qualquer um cavalo de batalha de Horace. Os guerreiros escandinavos, como era seu costume, estavam viajando a pé.
 Eu pensei que você disse que sabia andar — ele desafiou o jarl que segurou nervosamente em sua montaria, segurando-se na sela mais pela força bruta do que qualquer sentido inerente de equilíbrio.
 Eu posso — respondeu Erak rangendo os dentes. — Eu não disse que eu podia andar bem.
Eles estavam seguindo o rastro do guerreiro Temujai o dia todo. Depois de fazer o seu caminho através da passagem da Serpente, sua fuga de volta tinha feito um arco na fronteira teutônia e estavam cerca de trinta quilômetros em território Escandinavo mais uma vez.
Halt balançou a cabeça, em seguida, voltou para perscrutar o chão na frente deles, procurando os rastros fracos que o Temujai tinha deixado para trás.
 Ele é muito bom — disse ele calmamente.
 Quem é muito bom? — Erak perguntou, a última palavra soando meio tremida quando seu cavalo cambaleou e desequilibrou a poucos passos. Halt indicou o caminho que estava seguindo. O escandinavo olhou, mas não podia ver qualquer coisa.
 O Temujai — Halt continuou. — Ele está cobrindo seus rastros. Não acho que qualquer homem teria sido capaz de segui-lo.
Esse foi o cerne da questão. Quando Halt e Erak concordaram em unir forças na noite anterior, tinha sido o resultado de sua necessidade mútua. Inclinação natural de Halt havia sido de ver o que o Temujai estava fazendo. Erak tinha a mesma necessidade.
Mas ele também tinha necessidade das habilidades de monitoramento de Halt. Ele era muito consciente das limitações de seus próprios homens.
 Bem — disse ele aos trancos — é por isso que você está aqui, não é?
 Sim — Halt sorriu sombriamente. — A questão é, porque você está?
Erak sabiamente não disse nada. Ele concentrou seus esforços para ficar montado no cavalo conforme se esforçava na ladeira íngreme, sob o peso desacostumado do capitão de mar volumoso escandinavo.
Eles vieram para o topo com uma pressa súbita, os seus cavalos lutando nos últimos metros, através da neve molhada. Encontraram-se olhando para baixo em um vale profundo, amplo, e, além disso, outra cadeia de montanhas.
Abaixo deles na vasta planície, uma massa de fogueiras enviando colunas de fumaça em espiral no ar final da tarde, espalhando-se tanto quanto os olhos podiam ver, milhares deles, cercado por milhares de feltro em forma de cúpula tendas. O cheiro da fumaça atingiu-lhes. Não era inebriante e perfumado, como o pinho de fumo, mas com cheiro acre e azedo. Erak torceu o nariz em desgosto.
 O que eles estão queimando? — perguntou ele.
 Esterco de cavalo seco — Halt respondeu brevemente. — Eles exercem a sua fonte de combustível com eles. Olha.
Ele apontou para onde a manada de cavalos Temujai podia ser visto, uma gigantesca massa amorfa que parecia fluir através do fundo do vale com os cavalos pastando procurando algo fresco.
 Caramba! — Erak exclamou, espantado com os números. — Quantos são?
 Dez mil, talvez doze — Halt respondeu brevemente. O Escandinavo deixou escapar um assobio baixo.
 Você tem certeza? Como pode dizer?
Essa não era uma questão sensível, mas Erak foi esmagado pelo tamanho do rebanho de cavalos e ele fez a pergunta para dizer alguma coisa do que por qualquer outra razão. Halt olhou para ele secamente.
 É um velho truque de cavalaria — disse ele. — Você conta as pernas e divide por quatro.
Erak devolveu o olhar.
— Eu estava tentando só puxar conversa, arqueiro — disse ele.
Halt parecia singularmente impressionado com a declaração.
 Então, não tente — respondeu ele brevemente.
Houve um silêncio em que estudou o campo inimigo.
 Você está dizendo que há dez a doze mil guerreiros lá embaixo? — Erak perguntou finalmente. O número era assustador. Na melhor das hipóteses, a Escandinávia poderia colocar uma força de mil e quinhentos guerreiros em campo para enfrentá-los. Talvez dois mil, no exterior. Significava que as probabilidades de seis ou sete para um. Mas Halt foi sacudindo a cabeça.
 Parece mais cinco a seis mil — estimou. — Cada guerreiro terá pelo menos dois cavalos. Há provavelmente outras quatro a cinco mil pessoas no trem de bagagem e colunas de abastecimento, mas eles não são combatentes.
Isso foi um pouco melhor, Erak pensou. As probabilidades tinham reduzido para cerca de três ou quatro para um. Um pouco melhor, pensou ele. Não muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário