quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Melodia do Adeus

Autor: Nicholas Sparks
Título Original: The Last Song (2009)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 368
ISBN: 9789722342209
Tradutor: Alice Rocha

Sinopse
Com apenas dezassete anos, Verónica Miller, ou "Ronnie" como carinhosamente a tratam, vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque para uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as suas tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que "Ronnie" irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa e, neste livro, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir... e curar.

Opinião
"A Melodia do Adeus" é o mais recente livro de Nicholas Sparks, autor de quem já tive oportunidade de ler vários livros, dos quais destaco "O Diário da Nossa Paixão", que foi o meu preferido. Este livro foi escrito simultaneamente com o argumento do filme The Last Song, que conta com a participação de Miley Cyrus, estando a sua estreia prevista para 2010.

Ronnie e Jonah, o seu irmão mais novo, moram em Nova Iorque com a mãe, mas durante as férias de Verão rumam ao sul para passar algum tempo com o pai. Ronnie não falava com o pai há 3 anos, quando os pais se separaram, e por isso não encara esta viagem e estadia de forma muito entusiasmada. No entanto, depois de alguns dias em Wrightsville Beach, depois de conhecer Will e de começar a melhorar a relação com o pai, percebe que afinal as suas férias de Verão não irão ser tão más como esperava.

Apesar de ser um autor pouco amado pelos críticos literários profissionais, a verdade é que cada lançamento novo de Nicholas Sparks é, invariavelmente, um sucesso de vendas, porque há muitos leitores que, mais que um livro bem escrito, procuram um livro que os emocione. Não é um grande escritor, mas também não é com essa expectativa que se deve partir para os seus livros. Deve-se, sim, partir com a expectativa de encontrar um livro que fala sobre sentimentos, sobre relações humanas e que, neste caso, consegue emocionar o leitor ao ponto de ser preciso ir buscar uns lencinhos para conter as lágrimas na parte final.

É um livro que fala não só do amor na adolescência, mas principalmente do amor entre pais e filhos, e acho que isso foi muito bem conseguido, especialmente na recta final. Contudo, achei que nos primeiros dois terços do livro houve partes demasiado longas e duas linhas de enredo em destaque (relacionadas com duas personagens secundárias) que foram praticamente esquecidas no último terço para dar primazia à linha principal da história.

No entanto, com todas as falhas que possa apresentar, foi um livro que li quase sempre com vontade, que me emocionou e cuja leitura recomendo a quem gosta do género.

7/10 - Bom

2 comentários:

  1. Gostava de fazer o downlod gratis do livro original. Como consegui lo?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    De acordo com os termos de utilização do blogue "Estante de Livros", todos os textos que sejam lá originalmente publicados e posteriormente copiados para outros sites na Internet deverão ser devidamente creditados.

    Agradeço que adicione o link original do texto ou que o retire deste blogue.

    ResponderExcluir