quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa apresentado hoje

A Porto Editora apresenta hoje, pelas 19 horas, no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - uma obra lexicográfica de referência, única no panorama nacional, que constituirá um instrumento indispensável de consulta e de esclarecimento das dúvidas levantadas pela aplicação do novo Acordo Ortográfico.
Com orientação científica de João Malaca Casteleiro, a apresentação . A apresentação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa estará a cargo de Fernando Cristóvão.
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é uma obra lexicográfica de referência, única no panorama nacional, que constituirá um instrumento indispensável de consulta e de
esclarecimento das dúvidas levantadas pela aplicação do novo Acordo Ortográfico, assinado em 1990 e que tem criado enorme expectativa junto de todos os que se interessam pela
língua portuguesa.
A obra reúne mais de 180 000 vocábulos representativos do vasto património lexical da língua portuguesa, mais de 5000 vocábulos próprios do português do Brasil, bem como africanismos e asiaticismos, mais de 800 palavras da norma galega do português, mais de 12 500 nomes próprios de pessoas portuguesas e lusófonas e cerca de 8500 topónimos, incluindo termos geográficos relevantes da história mundial. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa inclui um anexo com cerca de 2000 palavras estrangeiras de uso corrente não adaptadas ao português com identificação da língua de origem, mais de 1500 abreviaturas e símbolos usados na língua portuguesa e mais de 2500 elementos de formação de palavras.
A existência de um Vocabulário de referência é imprescindível para a aplicação do novo
Acordo Ortográfico e a sua publicação está prevista no respectivo decreto-lei. O VOLP da
Porto Editora foi elaborado com a consultoria de João Malaca Casteleiro, o representante da
República Portuguesa que participou nos encontros que conduziram à elaboração do Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa e liderou a equipa técnica que assinou o Acordo Ortográfico em 1990.

2 comentários:

  1. onde eu acho esse livro de graça? tem em alguma biblioteca? onde encontro em pdf ou EPUB?

    ResponderExcluir