quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Orbias - As Guerreiras da Deusa

Autor: Fábio Ventura
Editora: Casa das Letras
N.º Páginas: 396
ISBN: 9789724619026

Sinopse
Dois mundos, seis guerreiras, uma história de fantasia moderna repleta de aventura, sensualidade e humor. Magia e mundos paralelos não existem…até ao dia em que somos transportados para Orbias! Este romance fantástico é essencial para quem gosta de uma história cheia de surpresas e fantasia moderna.

Opinião
Antes de mais, quero agradecer ao Fábio a simpatia que teve em me ter enviado o seu livro autografado e aqui fica, como prometido, a minha opinião.

Orbias tem como personagem principal Noemi, uma jovem terrestre que se vê, de um momento para o outro, envolvida em disputas no mundo paralelo Orbias, por ser a reencarnação de uma das míticas 6 Guerreiras da Deusa. Orbias foi criado pela Deusa ao mesmo tempo que Deus criou a Terra, e tudo foi feito para esconder esse facto e separar os dois mundos, mas uma falha no sacrifício das Guerreiras evitou que as passagens entre os dois mundos desaparecessem por completo.

Perante a ameaça da Sociedade Índigo, que deseja juntar os dois mundos através da recuperação de 4 artefactos na posse dos 4 herdeiros dos primeiros homens e mulheres de Orbias e da Terra, a Sociedade Escarlate decide localizar as reencarnações das Guerreiras da Deusa para manter Orbias tal como o conhecem. Ao longo do livro, para além de Noemi, vamos conhecendo outras jovens com diversos poderes que, em conjunto tentarão travar as más intenções da Sociedade Índigo.

O que mais gostei neste livro foi a sua ideia-base: a existência de um mundo paralelo, a destruição/reconstrução do mito bíblico da concepção do mundo, a originalidade que se revela na preocupação de imprimir originalidade na descrição de Orbias (seja através das personagens peculiares, das descrições de paisagens ou dos usos e costumes) e a imprevisibilidade do final.

No entanto, acho que existem ainda alguns aspectos que podem ser bastante melhorados. Não achei que as personagens ou as relações entre elas estivessem suficientemente bem desenvolvidas. Muitas vezes, tive alguma dificuldade em perceber as suas motivações, por isso julgo que a criação de personagens mais complexas e o fornecimento de mais informação acerca do seu background teria ajudado. O campo da escrita também pode ser melhorado, apesar de se notar uma evolução nesse aspecto dentro do próprio livro.

Em jeito de conclusão, foi uma leitura agradável, um livro com boas ideias mas a precisar de melhorar em alguns aspectos, que tenho a certeza irão ser corrigidos no futuro por estarmos na presença de um escritor jovem ainda com uma grande margem de progressão.

Para terminar, deixem-me dizer-vos que podem ainda consultar o blog dedicado ao livro e que hoje o Fábio estará no programa "Mundo das Mulheres" (SIC Mulher) a partir das 19h (parece que a presença irá também incluir um passatempo).

6/10 - Bom, mas recomendado com reservas

2 comentários: