quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A História de Edgar Sawtelle

Autor: David Wroblewski
Título Original: The Story of Edgar Sawtelle
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 583
ISBN: 9789722519588
Tradutor: Patrícia Xavier

Sinopse
"Hamlet" recontado com um brilho extraordinário e tendo como cenário uma quinta remota em Wisconsin. Edgar Sawtelle, um menino mudo e muito inteligente, vive uma vida idílica com os pais. Há gerações que os Sawtelle criam uma carinhosa raça de cão, ilustrada na perfeição por Almodine, a companheira de sempre de Edgar. Mas quando o seu pai morre de repente em circunstâncias misteriosas, Edgar culpa-se a si próprio, por não ter podido gritar por socorro. Destroçado pelo romance desesperado da mãe com o tio paterno, o seu mundo muda para sempre quando, certa noite de Primavera, vê o fantasma do pai. Depois da tentativa falhada de provar a culpa do tio, Edgar foge com 3 cães, mas o amor à mãe e aos animais, e a vontade de vingança, levam-no de regresso a casa. Nada é como ele esperava, e terá de se decidir entre a vingança ou a preservação do legado da família.

Opinião
Este é um daqueles livros em que nem sei por onde começar. O que é que nos leva a comprar um livro? Tanta coisa: a sinopse, a capa, as opiniões que lemos... Neste caso, gostei da sinopse e da capa, e, apesar das opiniões algo discordantes, decidi arriscar. Pois os riscos têm destas coisas, às vezes corre bem, noutras corre mal. E neste caso, chegando ao fim do livro a esforçar-me por não ler na diagonal e a dar o tempo e dinheiro que gastei por mal empregues, não fico com grandes dúvidas que correu mal.

Não vou fazer o resumo da história porque a sinopse que deixei acima já a explica (até com alguns spoilers dispensáveis), e dá para ficarem com uma ideia da sua premissa. A questão é que parece uma história relativamente interessante, com potencial, mas não é. A narrativa arrasta-se, arrasta-se, arrasta-se, tornando a leitura imensamente aborrecida... cheguei ao fim do livro e à pergunta "Afinal, o que é que a história de Edgar Sawtelle teve de interessante?", não consegui responder. Praticamente todos os acontecimentos parecem meio inconsequentes e não conseguimos perceber as motivações de personagens que tinham tudo para ser cativantes, mas cujo retrato acaba por falhar redondamente.

Nem tudo é mau: a escrita é bastante razoável (quando não se perde em descrições desnecessárias e cansativas) e existem alguns momentos de diálogo interessantes. Mas isso, para um livro com quase 600 páginas, é claramente muito pouco. Outro aspecto que parecia interessante no livro era a relação de Edgar, o menino-mudo, com os cães. Acredito que quem goste/tenha cães possa achar algum interesse nas descrições exaustivas do seu treino, mas sinceramente não achei que acrescentasse alguma coisa de relevante à história. Tirando alguns momentos da relação de Edgar com a sua cadela Almondine, esta ligação rapaz/animais pouca emoção me trouxe.

A leitura deve, acima de tudo, ser um prazer. Com tantos livros bons para ler, chateia-me andar a perder tempo (já nem falo no dinheiro) com livros que não satisfazem aquilo que considero ser o mínimo de prazer que uma leitura deve proporcionar. Este livro foi uma enorme desilusão e como tento sempre extrair das minhas leituras o máximo de coisas positivas, custa-me um bocado não ter grande coisa de positivo a dizer sobre "A História de Edgar Sawtelle". Se quiserem ler, estão por vossa conta e risco.

4/10 - Mau, mas com alguns méritos

[Livro n.º 74 do meu Desafio de Leitura]

2 comentários:

  1. Cadê o link pra download? já é o 2º livro que pesquiso em seu site e nenhum tem seu respectivo link. O intuito do blog é bom, transmitir conhecimento e tal, mas por favor, MUDA O NOME DO SITE!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo Nathalia.... toda vez que procuro algo e cai aqui.. nunca acho nada para download... Não se acha livros para download... Idéias, sinopses, lançamentos é tudo de bom também...

    ResponderExcluir