sexta-feira, 26 de junho de 2009

Goodreads


Depois de tanto prometer, aqui está finalmente um post sobre o Goodreads, uma das redes sociais dedicadas a livros mais utilizadas no mundo. Lançado em Dezembro de 2006, estima-se que actualmente tenha cerca de 2,2 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo e para cima de 52 milhões de livros adicionados.

Então mas afinal para que serve o Goodreads? Basicamente, trata-se de uma "estante virtual" que serve para mantermos o registo dos livros que lemos, dos que estamos a ler e dos que queremos/temos para ler no futuro. Serve também para vermos as opiniões dos outros utilizadores em relação a determinado livro. Tal como noutras redes sociais, também no Goodreads podemos adicionar "amigos" e estar assim a par do que eles vão lendo e das suas opiniões.

Como não se trata de um site nacional, nem sempre é possível encontrar listadas as edições portuguesas, mas todos os membros, desde que tenham o estatuto de librarian (de fácil obtenção), podem adicionar as edições portuguesas - digo-vos que isto pode tornar-se um verdadeiro vício!! Já existe uma quantidade considerável de livros em português no sistema e uma boa parte deles tem a indicação do nome do tradutor (uma boa alternativa à já costumeira falta de informação relativa a este aspecto por essa internet fora).

Resta-me dizer que existem outras redes do género, como o português Bookworms (não utilizo porque é obrigatório ter conta Sapo), o Librarything (tem a tal restrição de 200 livros até começar a ser pago), o Shelfari ou o aNobbi. De momento, utilizo o Goodreads e estou muito satisfeita com as possibilidades que oferece; podem ver o meu perfil aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário