sábado, 4 de abril de 2009

Casos de Polícia

Os crimes estão na moda devido à extensa cobertura mediática que recebem, casos como o desaparecimento da pequena Maddie ou a descoberta da «casa dos horrores» na Áustria merecem.
Tal como os casos que lhe deram origem, são livros substancialmente diferentes embora ambos procurem a verdade e as «explicações» possíveis para o que se passou.
Muitas vezes as televisões evidenciam as partes mais espectaculares e superficiais do crime ou da investigação. Mas, em forma de livro, os autores vão mais longe e procuram esclarecer e destacar com maior clareza as diversas facetas destes dois casos de polícia. São, por isso, importantes para conhecer e compreender e para reflectir.
O caso Maddie é aqui analisado em profundidade com uma visão vinda do interior da Polícia Judiciária, num testemunho directo do autor que foi um dos principais investigadores no terreno.
O perfil de Josef Fritzl que este livro mostra resulta de uma intensa e completa pesquisa para tentar perceber o percurso, as motivações e os actos do «monstro» austríaco.
__________
Gonçalo Amaral
Maddie-A Verdade da Mentira
Guerra e Paz, 13,30€
__________
Nigel Cawthorne
A Casa dos Horrores
Ideias de Ler, 13,90€

Um comentário: