segunda-feira, 9 de março de 2009

O rapaz do pijama às riscas

O rapaz do pijama às riscas é um pequeno livro do irlandês John Boyde que conta a estória de Bruno, um jovem alemão e da sua família depois do pai deste ter sido designado comandante do campo de concentração de Auschwitz.
Bruno é a personagem principal deste livro, um jovem alemão que em virtude das vicissitudes da 2.ª guerra mundial é obrigado a mudar-se de Berlim para Auschwitz, terra inóspita e onde não encontra amigos com quem brincar, sendo confrontado frequentemente com a brutalidade que não consegue compreender de um regime que tem dificuldade em aceitar.
Depois de chegar a Auschwitz Bruno conhece um rapaz da sua idade – o rapaz do pijama às riscas – no outro lado da vedação que divide a sua casa do campo de concentração, forjando com este uma amizade profunda e inocente própria e exclusiva das crianças.
Boyde oferece-nos uma estória extremamente emotiva, simples e impressionante. Talvez seja mesmo a única forma de explicar o holocausto a jovens, sem no entanto fugir dos pormenores mais violentos e confrangedores.
O rapaz do pijama às riscas foi um livro que nos surpreendeu pela positiva sobre uma temática de muito difícil abordagem e se mais motivos não existissem, estes seriam suficientes para recomendarmos a sua leitura a todos, mais e menos jovens.

2 comentários: