sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A Guerra dos Tronos

“Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.”
Após uma data de peripécias que não vou aqui descrever e graças à Canochinha e à Promoção 2=3 da SdE, consegui finalmente ter nas mãos o primeiro volume d’ “As Crónicas de Gelo e de Fogo” de George R. R. Martin. Ao muito que já foi dito acerca desta verdadeira saga (que já foi classificada como “a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel”) pouco se pode acrescentar. Ainda assim, vou arriscara a escrever qualquer coisinha...
Relativamente à história e ao ritmo a que esta se desenrola achei que é de uma construção espectacular. Apesar de o mundo que nos é apresentado por Martin não ter qualquer ligação geográfica a nada do que conhecemos, é completo e nele reina a diversidade não só de fauna e flora mas também de costumes e características que distinguem as personagens originárias das diversas regiões. A descrição (nada maçadora) leva-nos a visualizar com enorme clareza os cenários criados, fazendo-nos sentir que a história se desenrola mesmo à nossa volta. O mistério é um elemento sempre presente, principalmente devido à existência dos Outros – personagens que não conhecemos realmente, ligadas ao oculto e a um mundo que nos é desconhecido. A intriga é outra constante, contribuindo para que “puxemos pela cabeça” numa tentativa de descortinar a solução de vários crimes e conspirações e para que queiramos sempre ler mais e mais enquanto o suspense se mantém até à última página.
Mas o que realmente nos deixa de queixo caído é a magnífica construção das personagens. Aqui não há lugar para personagens tipo nem tão pouco para aquele género de personagens que, de tão lineares, já se sabe o que esperar delas. Não...aqui o jogo é outro. A facilidade com que nos identificamos tanto com heróis como com os vilões é impressionante ficando o fenómeno a dever-se, na minha opinião, ao facto de estas serem personagens muito autênticas, quase humanas. Na vida real ninguém é verdadeiramente bom nem completamente mau e é isso que se passa com as personagens criadas por Martin, nunca sabemos o que esperar de cada uma delas nas diversas situações pois tão depressa os “heróis” são capazes de actos bárbaros com os vilões nos presenteiam com atitudes nobres e magnânimas. Espero continuar a vê-las crescer e evoluir ao longo dos próximos volumes.


É um livro que recomendo vivamente, principalmente para quem gosta de um bom “épico-fantástico”.

9 comentários:

  1. ESSE BLOG É UMA ENGANAÇÃO! COMO PODE SE CHAMAR "SÓ LIVROS PARA DOWNLOAD" E NÃO TER DOWNLOAD DOS LIVROS???

    ResponderExcluir
  2. ESSE BLOG É UMA ENGANAÇÃO! COMO PODE SE CHAMAR "SÓ LIVROS PARA DOWNLOAD" E NÃO TER DOWNLOAD DOS LIVROS??? [2]

    ResponderExcluir
  3. ESSE BLOG É UMA ENGANAÇÃO! COMO PODE SE CHAMAR "SÓ LIVROS PARA DOWNLOAD" E NÃO TER DOWNLOAD DOS LIVROS??? [3]

    ResponderExcluir
  4. muito legal e diferente.veremos mesmo se é bom

    ResponderExcluir
  5. ESSE BLOG É UMA ENGANAÇÃO! COMO PODE SE CHAMAR "SÓ LIVROS PARA DOWNLOAD" E NÃO TER DOWNLOAD DOS LIVROS??? [4]

    ResponderExcluir
  6. ESSE BLOG É UMA ENGANAÇÃO! COMO PODE SE CHAMAR "SÓ LIVROS PARA DOWNLOAD" E NÃO TER DOWNLOAD DOS LIVROS???

    ResponderExcluir
  7. ESSE BLOG É UMA ENGANAÇÃO! COMO PODE SE CHAMAR "SÓ LIVROS PARA DOWNLOAD" E NÃO TER DOWNLOAD DOS LIVROS???

    ResponderExcluir
  8. acessem o meu blog lá tem os livros para download. ainda estamos começando mas ja tem alguns otimos livros ára download:

    http://deliciosaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir