sexta-feira, 6 de junho de 2008

Segredos de Família



Sinopse
Numa noite de Inverno de 1964, quando uma tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto dos seus filhos gémeos. O filho, o primogénito, é perfeitamente saudável, mas David apercebe-se de imediato de que a filha é portadora de síndrome de Down. Convencido de que está a fazer o que está correcto, David toma uma decisão precipitada que irá ensombrar as suas vidas para sempre. Pede a Caroline, a enfermeira, que leve a bebé para uma instituição, mas ela acaba por fugir para outra cidade,onde irá criar a bebé como sua própria filha.

“Um livro incrível que levanta uma discussão difícil” – The New York Times

“Um romance extremamente bem escrito e de levar às lágrimas de emoção.” - Publisher’s Weekly

“Os leitores vão encontrar muito de dor e de alegria.” - Washington Post


A Minha Opinião
Gostei muito! Terminei-o ao fim da tarde e ainda estou a pensar na história, como se passou, acabou e tudo, a pensar em cada uma das personagens, como cada uma delas sentiu e tudo. O livro tocou-me imenso, de facto! A autora conseguiu descrever a complexidade das relações humanas com uma nitidez surpreendente. Senti todo o tipo de emoções à flor da pele!
Contudo, devo confessar uma coisa, é um único senão: a autora excedeu nas descrições sobre o céu, as luzes, as sombras, os movimentos da Natureza, a música, demasiada poesia sobre as coisas simples, também exagerou metáforas para definir os sentimentos, desde a primeira à ultima página e isto tornou a leitura algo cansativa... Não é que não tenha gostado, muito pelo contrário, achei umas frases belas, profundas, impressionantes, a pureza e a simplicidade das acções, a transparência dos sentimentos e tudo, mas lendo 414 páginas nisto, já cansa muito... Parece que a história, enquanto mergulhada na poesia e na beleza da escrita, fica parada e só muito depois retoma o ritmo e segue para frente. Por isso, demorei mais do que o previsto a terminá-lo.
Mas valeu a pena a leitura! Fiquei muito comovida mesmo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário