sexta-feira, 15 de junho de 2007

Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude / Tao Te King, de Lao Tse

O Tao Te Ching é um texto profundo e ao mesmo tempo simples porque apresenta por
meio da linguagem aquilo que se experimenta na sua ausência. A profundidade é o
próprio caminho do mistério, a experiência do sagrado que corresponde à vivência
espiritual. A simplicidade, um dos três tesouros 1dos ensinamentos de Lao Tse, conduz
à naturalidade que orienta o indivíduo no macrocosmo. Portanto, a leitura do Tao Te
Ching implica um desafio: esvaziar-se e ser natural como a água que flui no vale. O
desvendamento do texto deve fluir gradualmente, levando à contemplação de suas
palavras. Se estas não parecem suficientemente claras, isso se deve ao fato de a
sociedade contemporânea, na qual prolifera o pensamento, dificultar a ampliação da
consciência. Nesse contexto, a contemplação já é por si um ato transgressor.
Esta tradução do Tao Te Ching, diretamente do chinês para o português, resgata a
tradição taoísta e oferece a decifração necessária de conceitos fundamentais, respeitando
a estrutura original do texto em chinês clássico em detrimento de frases mais
convencionais em língua portuguesa. Desse modo, o leitor pode estabelecer nexos,
coordenar e reconstituir relações entre os conceitos, traduzindo-os em experiências e
proporcionando à leitura a suave alegria da vivência de um ensinamento.
Reverenciado como escritura sagrada pelos mistérios que revela, o ensinamento contido
neste livro corresponde a uma tradição que integra filosofia, ciência e religião à
experiência.
Os três tesouros segundo a tradição taoísta são: humildade, simplicidade e afetividade.
O termo taoísta é formado por dois ideogramas chineses: Tao que significa caminho,
exprimindo a idéia de origem de todas as coisas; e Diao que significa ensinamento.
Portanto, taoísmo corresponde à tradição que vem do passado, que revela a origem. Por
isso, o Caminho da Imortalidade, objetivo dos taoístas, é denominado Via do
Retorno, indicando a volta ao princípio. Nesse caminho, a virtude se efetiva através da
mediação de consciência e da compreensão dinâmica do universo para resgatar a ordem
natural da vida.
A escola taoísta tem como base o estudo de três obras, simbolizadas na imagem de uma
árvore. A raiz é o I Ching – O Livro das Mutações, o tronco é o Tao Te Ching –
Livro do Caminho e da Virtude e a flor é o Nan Hua Ching – O Livro da Flor do
Sul. O Tao Te Ching é a estrutura central do taoísmo.
Lao Tse revela um ensinamento que abrange o tempo infinito. Lao Tse corresponde à
transmissão e conservação da tradição taoísta na imagem do mestre, manifestação do
absoluto.
Segundo o cânon taoísta, Lao Tse nasceu na província de Na Hue, na cidade de Guo
Yang, no 25º dia da segunda lua do ano Ken-Tzen da era Wu-Tin (no período entre
1324 – 1408 A.C.). As circunstâncias do seu nascimento foram extraordinárias. De
acordo com a tradição, sua gestação demorou oitenta e um anos. Lao Tse foi concebido
quando sua mãe engoliu uma pérola de luz, transformação da Transparência Sublime
em sopro, através da essência do Sol. Seu pai era um famoso alquimista da dinastia San
que ascencionou com mais de cem anos, envolvido pelos dragões celestiais. Sua mãe
era considerada a encarnação do Sopro Yin do Céu-Anterior, sendo ao mesmo tempo
sua mestra. Lao Tse nasceu do lado esquerdo das costelas da sagrada mãe, no jardim da
família sob uma árvore de nome Li (ameixeira), com cabelos brancos e orelhas grandes.
Por isso, recebeu o nome de Lao Tse (filho velho) e Li Er (orelha grande da ameixeira).
Lao Tse tem também sentido de Senhor do Fim e do Princípio, já que velho representa
o fim enquanto filho representa o início.
Sua juventude foi vivida no condado de K´u localizado entre Long San (Monte Dragão)
e Guo Sue (Rio Guo). Quando o imperador tirano Zhou assumiu o poder, Lao Tse
mudou-se para a região sul do Chi San, no território do Rei Wen, fundador da dinastia
Chou. Foi convidado pelo rei Wen para ser responsável pela biblioteca real. Mais tarde,
foi nomeado para o cargo de historiador real, permanecendo como tal até o 19º dia da
quinta lua do 25º ano da era do rei Zhao, quando solicitou dispensa e retornou à sua
terra natal, acompanhado do escudeiro Shü Jia. No mesmo ano, Lao Tse iniciou sua
grande viagem para o ocidente, com intuito de chegar aos reinos da atual Índia,
Afeganistão e Itália. Durante a viagem, permaneceu algum tempo na fronteira de Yü
Men e aceitou o oficial-chefe da fronteira como discípulo. Ditou-lhe vários escritos,
entre eles o Tao Te Ching. Muitos anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi,
durante a qual emanou raios de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz
dourada e desaparecendo no céu. Após sua ascensão, Lao Tse habitou o Tai Wei Gon
(Palácio da Sublime Sutileza) do Céu-Anterior e dividiu seu corpo para retornar
A Transparência Sublime (Tai Chin): a Transparência de Jade (Yü Chin) e a Transparência Superior
(São Chin) formam o conceito teológico de Absoluto taoísta.
novamente à terra, encarnado como filho único do senhor Li Po Yang da província Shu.
Na sua nova jornada veio acompanhado do dragão azul do Imperador Celestial Chin
Hua, transformado em carneiro azul. Depois de uma longa peregrinação, seu discípulo
Yi Shi, o oficial da fronteira, foi atraído por um carneiro de pêlo azul dourado. Yi Shi
encontrou, na aldeia da família Li, a nova encarnação de Lao Tse. Diante de seu
discípulo, a criança Lao Tse, de três anos de idade, revelou sua verdadeira imagem. Seu
corpo cresceu, transformando-se em luz dourada branca. Cercado de inúmeros imortais
celestiais, Lao Tse pronunciou mais um ensinamento: o Tratado Maravilhoso do
Princípio Solar do Tesouro do Espírito (Ling Bao Yuan Yang Miao Ching). Após
concluir seu ensinamento, os duzentos membros da família Li ascencionaram seguidos
por Lao Tse e Yi Shi. Isso aconteceu no dia 28 de abril de 1118 A.C.
Depois do segundo nascimento e ascensão, Lao Tse ainda retornou inúmeras vezes para
transmitir os ensinamentos e para ordenar as novas tradições. Por isso, é chamado pelos
taoístas como Sublime Patriarca do Caminho.
Lao Tse propõe a apreensão do mistério: suas palavras superam a própria forma, o
próprio texto. O desvendamento gradual do ensinamento, aqui oferecido, tenta trazer a
apreensão daquilo que, para ele, constitui exatamente o indizível.
Wu Juh Cherng

BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário